"Acolhimento que Transforma"
O projeto é direcionado às profissionais que atuam na Casa do Caminho, um grupo constituído por cuidadoras e técnicas. A demanda surgiu da observação onde a maioria dos integrantes do grupo apresentou uma auto estima baixa em relação aos trabalhos realizados na instituição, além de demonstrarem pontos de fragilidade na dinâmica enquanto grupo, apresentando relações distantes e vínculos prejudicados entre si e a coordenação, reforçamos a meta de dar suporte no sentido de incrementar diálogos e relações possibilitando a expressão de medos, angústias, ansiedades e estresse no ambiente de trabalho, visando o fortalecimento do grupo e capacitação profissional.
Oficina do Mês: Janeiro
"Roda de Conversa Realizada na Instituição".
PALESTRANTES: PSICÓLOGA – PATRÍCIA FONSECA ASSISTENTE SOCIAL – VANESSA GASPAR.
Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto abrange mais que um momento de atenção, zelo e desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, responsabilidade e envolvimento afetivo com o outro”. Ao nosso time de educadores sociais todo nosso reconhecimento, amor e cuidado por toda sua dedicação ao trabalho que realizam. Gratidão!
Oficina do Mês: Fevereiro
"Qualidade de vida com exercício físico"
PALESTRANTE: BÁRBARA - EDUCADORA FÍSICA.
A importância da atividade física é fundamental em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, a atividade física é um importante meio de prevenção para combater doenças crônicas. É considerada atividade física qualquer movimento corporal produzido por contração muscular que provoque aumento de gasto de energia acima dos níveis de repouso. Por outro lado, o termo exercício refere-se a uma forma de atividade física planejada, estruturada, repetitiva com o objetivo principal de melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física.
Avaliação antropométrica: Programa Saúde do Manipular
Nutricionista : Ligia Beatriz
Oficina do Mês: Março
"Oficina Pedagógica".
Trabalhando a infância, as fases do desenvolvimento cognitivo infantil, a importância do brincar e do desenho infantil .
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram” . Jean Piaget
Participação dos Cuidadores, equipe técnica, coordenação e Presidente da Instituição na Capacitação para Cuidadores e Auxiliares de Cuidadores do Acolhimento Institucional da Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Datas 13, 14, 16 e 17 de março 2023 – Carga Horário 12 horas – Ministrado pela Psicóloga Carla Fellows, Psicóloga e Diretora da Fellows Consultoria – Rio de Janeiro.
Oficina do Mês: Abril
"Oficina de Culinária".
PALESTRANTE: FABIANE LOPES (CHEFE DE COZINHA E CONFEITEIRA RESPONSÁVEL PELA RECEITAS DE MÃE).
Participação dos Cuidadores, equipe técnica, coordenação e Presidente da Instituição na Capacitação para Cuidadores e Auxiliares de Cuidadores do Acolhimento Institucional da Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Datas 13, 14, 16 e 17 de março 2023 – Carga Horário 12 horas – Ministrado pela Psicóloga Carla Fellows, Psicóloga e Diretora da Fellows Consultoria – Rio de Janeiro.
Oficina do Mês: Maio
"Empoderamento Feminino".
Proposta: Roda de Conversa Psicóloga e Nutricionista da Instituição
Ensaio fotográfico externo pela fotografa Erika Freitas oferecido as Educadoras Sociais da Instituição .
O Empoderamento feminino diz respeito a incentivar cada mulher a encontrar dentro de si o seu poder. É reconhecer e fortalecer o papel individual das mulheres na sociedade. Ele é um dos pilares do feminismo e é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária entre os gêneros. Uma mulher empoderada conhece a si mesma. Conhece suas vontades, seus limites, seu corpo, seus planos e sonhos. É ser paciente consigo mesma e compreender o seu processo de desconstrução e crescimento pessoal. Ao nosso time de educadores sociais todo nosso reconhecimento, amor e cuidado por toda sua dedicação ao trabalho que realizam.
Oficina do Mês: Junho
"O Serviço de Acolhimento Institucional e sua prática".
Objetivo: estabelecer parâmetros de funcionamento e oferecer orientações metodológicas para que o serviço de acolhimento possa cumprir sua função protetiva e de restabelecimento de direitos, capacitando toda equipe que compõe uma rede de proteção que vise o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, o desenvolvimento de potencialidades das crianças atendidas, empoderamento de suas famílias e oferecer melhorias e adequação do trabalho.